quinta-feira, 4 de maio de 2006

Dias na Suiça

Voltei pra Suica na sexta feira (28/04) , chegando no aeroporto de Genebra e pegando um trem para Lausanne. Lausanne é uma cidade muito linda, onde fica a sede do Comitê Olímpíco , tendo inclusive um museu para isso . Aliás a cidade é pequena mas tem muitos museus e uma vez por ano, todos ficam abertos até as 3 da manhã e os transportes tambem são gratuitos neste periodo, para incentivar a populacão a ir visitá-los. No sábado , conheci a catedral protestante, subi até a torre de onde se tem uma vista da cidade toda e passeei pelo centro da cidade . Tudo muito lindo e muito antigo, mas bem preservado. No Domingo fui visitar a regiao de Gruyères onde tem um castelo lindo e paisagens de conto de fadas !!!!! Tudo isso gracas à minha prima Denise e seu namorado Gilles que mora em Lausanne.No Domingo à noite voltamos pra Genebra. Os dias em Genebra tem sido tranquilos, em familia. Mas saio de manhã e faço minhas andanças . Na segunda à noite, fui jantar na casa de um casal de amigos que mora aqui O Sam e a Solange. Ele é suico e ela é Brasileira . Lá tambem estava um outro casal de outros amigos, ele Espanhol com sua namorada e o Leo, um rapaz italiano que já morou no Rio . Resultado : jantar em português !!! Foi muito bom revê-los. Ontem fui andar pela Cidade Velha , a parte medieval da cidade de Genebra. Visitei dois museus , comi uma crepe de chocolate deliciosa .... Hoje fui ao mercado das pulgas daqui . Muita quinquilharia mas muita coisa interessante tambem . Passei umas duas horas lá. Depois comprei um sanduiche "panine" e fui comer nos jardins do "Parc des Bastions" . É um parque muito bonito e bem cuidado, com alguns monumentos importantes e bem embaixo da entrada para a cidade velha. As pessoas costumam almocar por lá e deitar ou sentar no gramado. Fui para lá e depois de comer , deitei um pouco para ler . Estou lendo durante o dia : "Memórias de minhas putas tristes" do Garcia Marquez e fiquei lá, deitada na grama , lendo e tomando sol. Sim, tem feito dias lindos de sol por aqui e os suiços saem loucos para aproveitar qualquer "pedaco" de sol que aparece .... fiquei lá pensando , onde no Rio eu poderia faer isso? Deitar num parque publico na hora do almoco sem ser incomodada .....

Depois fui passear no lago e ver o jato d`agua e o relógio de flores, cartões postais daqui.



Genebra é uma cidade tranquila, onde tudo funciona . As pessoas são gentis, educadas, embora distantes. Ou seja, nenhum estranho vai puxar assunto com você , mas se você precisar de algo, com certeza vai ter quem ajude. Eu caminho pelas ruas sem medo de nada. Claro que fico atenta pois é uma cidade grande com gente de toda parte do mundo , mas mesmo assim ,é tranquilo. Nao se vê assaltos, correrias, tiroteios e ninguem ouve falar em bala perdida. O assunto do momento aqui é o jogo amistoso entre Brasil e Nova Zelandia, que será em junho. Todos euforicos, já com ingressos comprados , que estão esgotados . Adoram a seleção do Brasil e várias lojas vendem nossas bandeiras.Outra coisa muito legal aqui é a diversidade cultural que se vê nas ruas, literalmente no rosto das pessoas. Casais formados por um africano e uma indiana por exemplo todos com suas roupas tipícas. As crianças são fruto dessas mistura e se parecem com os dois .... gente do mundo todo, uma delícia. Dizem que Nova Iorque é a "esquina do mundo" . Eu não conheço Nova Iorque, mas Genebra chega muito perto disso.Estou meio tonta com tantos idomas e pronúncias diferentes, mas sinto que ja não falo quase nada de francês. Ja falei razoavelmente bem , hoje fico bem no básico . É o que dá não praticar.....

Nenhum comentário: