domingo, 5 de julho de 2009

Misericórdia, bodisatvas !

Separo o dia de hoje na agenda, para cumprir voto de silêncio. Ando precisando me ouvir um pouco e como tenho voltado a praticar, achei que seria hora de observar a qualidade dos meus pensamentos. Véspera de mais um aniversário de S.S o Dalai Lama, domingo, enfim, tudo a ver. Moro em um lugar lindo, calmo, onde costuma reinar o silêncio e a paz. E pra completar o cenário, tendo avisado aos mais chegados, estaria sozinha em casa. Desliguei o celular e pronto, tudo ok.

Acordo com um toque insistente de alarme de carro que depois de muito tempo , foi desligado. Então a paz interna e externa começam a reinar. Não podia ter escolhido dia melhor, penso eu.

Mas Marlene também escolheu esse dia pra comemorar seu aniversário.

Neste exato momento , grita ao microfone, cujo som ecoa por todo o condomínio, agradecendo pelo recado animado que acabou de receber. Sim, recado animado, com direito a fogos de artifício e muito, muito barulho, além de música brega e discursos emocionados dos amigos e parentes, calibrados na cerveja. Antes, porém, depois de horas de uma trilha sonora incompatível com meu gosto musical, que tocou em alto e mau som, sem dar trégua, vieram os tradicionais parabéns da xuxa, e na sequencia, aquelas músicas do trem da alegria ( Marlene está chorando emocionada ao microfone e chama sua filha para compartilhar. Mais fogos de artifício ) Pensei que tudo chegara ao fim, mas aí começou o recado animado, que rola até o presente momento ( agora é o cunhado ao microfone) .

Pensei comigo: são eles. Eles, os bodisatvas, testando a minha paciência e determinação em cumprir o voto. Misericórdia, peço eu. É a primeira vez que faço o voto, depois de anos sem fazê-lo. Não precisavam pegar tão pesado.... acho que vou fechar o último pedaço de janela que falta, pra ver se o barulho diminui ( parece que estão aqui na sala ). Do contrário, posso acabar rompendo meu voto com um sonoro palavrão. Menos bodisatvas, menos .

E agora, terminados os discursos, começa a tocar "burguesinha "do "seu" Jorge . De minha parte , um silencioso ARRRRGH . Preciso de muito mais evolução que pensava.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Ana

morri de rir com seu relato sobre o voto de silencio!!!Concordo que é nessas horas que somos testadas! Mas sempre vale a pena. Acho que os seres sencientes queriam que vc tivese compaixão pela Marlene...
No final deu tudo certo? Vc conseguiu manter o voto?

Bj grande, Carla.

Ana Maria disse...

Consegui Carla, apesar de tudo , consegui . Mas ainda preciso melhorar muito pois passei boa parte do dia assistindo LOST ....

bjos