domingo, 21 de dezembro de 2008

Um gênio da lâmpada, urgente !

Preciso mudar minhas paisagens mentais como diz Lama Samten. Mas como fazer isso? Quando ele fala, com aquele jeito tranquilão, parece tão fácil... Tenho andado muito triste. Geralmente esta época do ano me entristece desde que eu era criança e me perguntava: Se Papai Noel existe como ele não dá presentes para todos? E porque Deus não dá comida a todos ?
Sempre senti uma ponta de tristeza e olha que na minha família nunca se comemorou Natal. Agora vem mais um por aí e estou ainda mais triste. Tá difícil mudar de paisagem. O mundo em crise financeira, perspectivas ruins para todos, várias demissões em empresas grandes, colegas sendo mandados embora no meu trabalho, um monte de gente perdendo tudo em enchentes, perdendo até a vida. Meu irmão com depressão, quase a maior parte do tempo dormindo, sedado por tantos remédios, trabalhando sabe lá como. Sendo massacrado no trabalho, sem forças para reagir, “abriu” um quadro depressivo como dizem meus amigos psi. Acaba de perder um colega de trabalho, que desistindo de viver, se deixou levar pela tal deprê e morreu faz duas semanas. É dessa forma que ele vai reagir ?
Cheguei aos 45 kg. Nunca estive tão magra. Sinto-me tão atraente quanto uma tábua de passar roupa. Vou ficar mais velha daqui a menos de um mês e tenho de conseguir vender um apt e comprar outro em seis meses. Me sinto sem forças. Logo eu !
Lá fora, dias cinzentos há meses (ou será que sou eu quem está cinzenta?) chuva quase todo dia.
Por força do trabalho, num projeto de contratação e inclusão de pessoas com deficiência, (sim, este é o termo adequado, nada de “portadores de deficiência”, ou “portadores de necessidades especiais” – todos nós as temos – muito menos “deficientes”) tenho vivido em contato estreito com essa realidade que até então estava a léguas de distância. Pois nas últimas semanas, vivo em congressos, seminários, debates, institutos. Não agüento mais assistir vídeos de amputados, cegos, tetraplégicos, paraplégicos, um desfile de misérias. Quando falo isso com algum colega de trabalho sou olhada como uma herege (o que não é muito novo pra mim). Sim eu ouso dizer que não acho nada legal, nem me inspiro na história de nenhum deles para dar valor à vida. Vejo meus colegas chorando e dizendo: “Que lição de vida!” De hoje em diante não posso reclamar da vida, e saem felizes para tomar um chopp e celebrar o fato de terem saúde.
Mas essa fórmula definitivamente não serve pra mim. Sexta feira fecho a tarde num congresso depois de saber de um jovem que vive na cama, ligado ao mundo por um respirador elétrico e quando falta luz, a mãe, avó e às vezes até vizinhos tem de se revezar para bombear manualmente o ar que ele precisa pra respirar. Pois quem fica sem ar sou eu, enquanto vejo um monte de gente com os olhos cheios de lágrima (eu tbem estava), mas todos diziam: Vou parar de reclamar agora, vou abraçar correndo o meu filho, enfim, todas essas coisas, mas acho que a frase subjacente era: ainda bem que não é comigo. Daí, fico incomodada porque talvez no fundo pense o mesmo e não gosto nada de pensar assim. Enfim, saio pior, muito pior do que entrei e lá se vai meu fim de sexta feira. Nada de cinema, nada de nada.
Não quero fazer nada, não quero falar com ninguém. Parece que onde quer que eu vá, tem uma sombra de tristeza e melancolia andando à minha volta, querendo me abraçar.
Não posso deixar, preciso estar em pé, meu irmão precisa de mim, eu preciso de mim. Xô angustia ! Mas ela não vai.....
Por que as velhas fórmulas nunca funcionam pra mim ? Se hoje encontrasse um gênio da lâmpada faria apenas um pedido: Faça com que as fórmulas funcionem pra mim!!!! Sim, aquelas fórmulas que a maioria usa. E num passe de mágica, neste exato momento não estaria escrevendo nada disso aqui. Estaria enfiada em algum shopping comprando presentes de Natal, Amigo Oculto etc. doida pra chegar em casa, colocar minha calça da GANG e ir ver um show da Banda Kalipso, torcendo pra ganhar o cd da Kelly Key de presente. E principalmente , FELIZ, MUITO FELIZ!
Eu sempre tive um projeto, uma meta, um objetivo. Mesmo que fosse algo simples como ir pra minha casa no fim de semana, fazer uma comida diferente, ir a praia ou algo mais complexo como viajar para algum lugar diferente ou paquerar aquele cara... Essas coisas me deixavam animada.
Por que nada disso funciona hoje? Como se faz para ter uma vida de simples alegrias?
Será um maldito trânsito de Netuno junto com Júpiter na minha casa 10 ?
Espero que seja, porque se for, vai passar do jeito que veio, ou seja, junto com uma nova Revolução Solar, mais precisamente, dia 04 de janeiro de 2009.
Mas até lá tenho que passar pelas festas de fim de ano. E lidar com essa angustia, algo totalmente novo pra mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pô Ana, Banda Kalypso tbem já é demais ...rsrsr se quiser podemos ir ao show do Elton John !

Ana Maria disse...

Nâo deu tava muito caro ....